quarta-feira, 5 de março de 2014

Cinco Verdades sobre Gladiadores

1) Embora fossem escravos, os gladiadores eram ídolos das multidões, sendo amados e admirados pelas multidões e pelos nobres, tal e qual os jogadores de futebol hoje em dia, por exemplo. Eles viviam em casas confortáveis e tinham seus próprios escravos para servi-los.

2) Relacionamentos amorosos entre gladiadores e nobres eram comuns e, desde que nada se tornasse público, não haviam grandes problemas com relação a isso.

3) Não havia qualquer lei dentro do direito romano que estipulasse um numero determinado de lutas ou vitórias para que um gladiador se tornasse livre. Muitos eram recompensados com sua liberdade devido a exibições extraordinárias mas isso era uma benesse concedida pelo dono do escravo e não uma imposição legal. Muitos gladiadores, inclusive, continuavam a lutar ou a atuar no ciclo de lutas mesmo após conquistarem a liberdade.

4) A maioria das lutas não era até a morte. Geralmente as lutas que eram até a morte eram aquelas que contavam com prisioneiros que eram condenados a morte e iam para as arenas enfrentar gladiadores em início de carreira ou animais selvagens.

5) O gesto teatral do polegar estendido ou rebaixado para indicar a condenação ou salvação do gladiador é uma invenção do cinema épico comercial estadunidense. Não há qualquer evidência que tal prática existisse nas lutas de gladiador em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário