quarta-feira, 5 de março de 2014

Cinco verdades sobre a Grécia Antiga e as Guerras Médias.

1) O Império Persa apenas invadiu a Grécia a pedido das cidades estado gregas da Ásia Menor, que desejavam se livrar da opressão que sofriam por parte dosespartanos.

2) Os persas não perderam a guerra contra os gregos. Após a batalha naval de Artemísia, Xerxes considerou que os custos da guerra não justificavam os parcos lucros que teria com a conquistas das empobrecidas cidades gregas e resolveu dar um fim a campanha.

3) Nunca houve democracia na Grécia. De todas as cidades estado, apenas Atenas adotou o sistema e, mesmo assim, era uma democracia que excluía a maior parte do "demos" (povo em grego), tendo em vista que excluía dos processos decisórios mulheres, estrangeiros residentes e escravizados, contingente que, somado, perfazia mais de 60% da população ateniense do período.

4) A sociedade espartana era cruel, violenta, elitista e corrupta. Era prática comum (inclusive constando como parte do treinamento dos esparciatas) que jovens aristocratas invadissem as moradias da população mais pobre da pólis para cometer assassinatos a sangue frio. A prática era, inclusive, uma forma do governo conter o aumento da população mais pobre, contendo suas revoltas constantes.

5) Os 300 eram, na verdade, entre 3 e 5 mil soldados provenientes de várias cidades gregas sob o domínio de Esparta e o milhão de soldados persas, na verdade, não passavam de coisa de 10 mil, o que nos mostra que a diferença entre as forças na batalha das Termópilas não era tão desproporcional assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário