quarta-feira, 5 de março de 2014

Cinco Verdades Sobre os Vikings



1) O termo "Viking" não era usado para designar um povo mas sim um determinado período da vida dos escandinavos, em outras palavras, Viking era aquele que saia de sua terra e partia em uma viagem de saque. A maioria dos Vikings levava uma vida tranquila em suas terras, agindo como construtores, agricultores e comerciantes quando não estavam invadindo outros países e saqueando outros povos.

2) Os Vikings não eram guerreiros bárbaros e sanguinários. Uma de suas principais ocupações era o comércio sendo que, nos locais onde eles se estabeleceram, foram criadas grandes rotas comerciais que integravam portos e países de, pelo menos, dois continentes.

3) Algumas das maiores cidades da Europa no século X foram construídas por Vikings tais como Kiev, Minsk e Moscou. Aliás, foram os Vikings que criaram as primeiras cidades estado que, séculos depois viriam a se unir e se transformar no Império Russo.

4) Dentro da cultura Viking, ser astuto era tão importante quanto ser valente ou forte. Nesse sentido, Loki era uma deidade tão adorada quanto o próprio Thor e não tinha qualquer aspecto maléfico ou diabólico. Loki somente passa a ser visto como um deus "do mal" quando a ética judaico cristã começa a interpretar os mitos escandinavos, associando-o a satã que, por essa época, ganha o epiteto de "o príncipe das mentiras".

5) Os guerreiros Vikings jamais usaram elmos de guerra com os famosos chifres. Como o principal alvo dos vikings eram os monastérios e igrejas (locais onde estavam guardadas quase todas as riquezas da Europa medieval), os religiosos começaram a descrever os guerreiros Vikings como demônios, dando início a imagem do bárbaro furioso, sádico e, claro, chifrudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário